top of page

Dietas e excessos nos finais de semanas


Separar um dia da semana para “enfiar o pé na jaca” pode ter efeito contrário ao desejado e prejudicar à dieta, ao gerar compulsão alimentar.


Quando a dieta é sinônimo de privação, mantê-la a médio e longo prazo é um grande desafio. Por isso, alguns adeptos de dietas restritivas adotam um dia da semana para comer à vontade, o que recebeu o nome popular de “dia do lixo”. Pelo nome, dá para ver que a intenção não é consumir alimentos saudáveis, não é?


Porém, essa prática não é recomendada. O consumo de alimentos, como frituras, fast-foods e sobremesas, em um dia de pausa na dieta, cria uma ideia equivocada de recompensa durante o processo de reeducação alimentar.


O problema é que a pessoa acaba criando expectativas muito grandes para esse dia e pode acabar se descontrolando, e passar a comer compulsivamente. Consequentemente, muitos resultados conquistados podem ser perdidos.


Outro risco, alerta, é que se o tal dia for durante o fim de semana, ele pode acabar se estendendo por mais tempo.


Aqueles que sofrem com alguma compulsão alimentar podem ser especialmente afetados por esse dia de folga da dieta. A sensação de ‘liberdade’ em relação à dieta pode se transformar em um gatilho e desencadear crises.


Em vez de adotar uma dieta que leva a consumir uma grande quantidade de alimentos hipercalóricos de uma só vez para compensar os dias de sofrimento que ela proporciona, que tal optar por uma dieta menos restritiva? Essa pode ser uma escolha mais viável a longo prazo.


📲 Agende sua consulta e tenha acesso a informações que vão te ajudar alcançar os seus objetivos da forma correta.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page