Perda de massa muscular: o que é e como um nutricionista pode ajudar
- Nutricionista esportivo Raphael Souza

- 19 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de out.

A perda de massa muscular, conhecida como sarcopenia, é frequentemente associada ao envelhecimento, mas a verdade é que ela pode começar muito antes e por diversos motivos. Este não é um problema apenas estético. Seus músculos são órgãos metabólicos vitais, e a perda deles pode trazer efeitos negativos para todo o corpo, sabotando objetivos de emagrecimento e hipertrofia.
Alguns fatores, como o sedentarismo, uma má alimentação e o consumo excessivo de álcool, estão ligados diretamente com essa perda gradual. Entender como proteger e aumentar sua massa muscular é fundamental para a saúde e qualidade de vida. Com a ajuda de um nutricionista, é possível reverter esse quadro.
Nutricionista explica as principais causas da perda de massa muscular
A falta de exercícios e de nutrientes essenciais favorece o catabolismo (a quebra de tecidos), pois eles são a base para a manutenção da massa muscular.
Sedentarismo e má alimentação: Músculos seguem a regra do "use ou perca". A falta de estímulo (exercício) somada à falta de matéria prima (nutrientes) é a combinação perfeita para a perda muscular.
Dietas da moda: Abordagens com grande restrição alimentar visam uma enorme perda de peso em curto período. Com isso, seu corpo é induzido a realizar compensações para ter energia, utilizando a preciosa massa muscular nesse processo, o que prejudica um emagrecimento saudável e sustentável.
Envelhecimento natural: A partir dos 30 anos, nosso corpo tende a perder massa muscular gradualmente, um processo que se acelera sem os cuidados necessários.
O impacto negativo no seu corpo e metabolismo
A perda da massa muscular pode trazer vários impactos negativos para a saúde. O mais conhecido é a redução do seu metabolismo, já que músculos gastam mais calorias em repouso do que a gordura. Isso significa que, com menos músculos, você tem mais facilidade para ganhar peso. Além disso, a perda muscular leva à fraqueza, perda de autonomia funcional e maior risco de quedas e lesões.
O plano de 4 passos para proteger e aumentar sua massa muscular
A boa notícia é que esse processo é totalmente gerenciável. Com a estratégia certa, é possível não apenas evitar a perda, mas focar no ganho de massa magra.
Pratique exercícios de força: A prática de exercícios físicos, especialmente a musculação, proporciona manutenção e ganho de massa muscular (hipertrofia), já que fortalece e tonifica os músculos. Esse é o estímulo número um para o seu corpo entender que precisa construir músculos.
Tenha uma alimentação adequada: Uma dieta bem balanceada é necessária para fornecer ao seu corpo os nutrientes adequados. Com o suporte de um nutricionista esportivo, seu plano terá as quantidades ideais de proteínas para a reconstrução muscular, carboidratos para dar energia aos treinos, e gorduras boas para a produção hormonal. Seja com um nutricionista em São Paulo ou com um nutricionista online, ter um plano personalizado é o que garante a matéria prima para a recomposição corporal.
Durma bem: O corpo precisa de descanso para se recuperar. É durante o sono de qualidade que ocorrem picos de hormônios anabólicos, como o GH (hormônio do crescimento), que são essenciais para regenerar seus músculos.
Se hidrate: A água compõe cerca de 75% do tecido muscular. Os movimentos, contrações e todos os processos de recuperação estão diretamente ligados a uma boa hidratação.
Ter uma boa alimentação e praticar exercícios vai muito além da estética. Isso está ligado diretamente com sua saúde e qualidade de vida. Um nutricionista pode te ajudar.
Quer um plano alimentar focado em proteger e aumentar sua massa muscular?


