Hipertrofia muscular: o que é e como acontece
top of page

Hipertrofia muscular: o que é e como acontece

Atualizado: 24 de mar. de 2022

A hipertrofia muscular corresponde ao aumento da massa muscular que é o resultado do equilíbrio entre três fatores: prática de exercício físico intenso, alimentação adequada e descanso. A hipertrofia pode ser conseguida por qualquer pessoa, desde que siga um plano de treino adequado para o seu objetivo, tenha uma alimentação correta e descanse os grupos musculares pelo menos 24 horas antes de trabalhá-los novamente, pois a hipertrofia não ocorre durante o treino, mas sim durante o descanso.

O processo de hipertrofia deve ser acompanhado por um profissional de educação física qualificado, além de nutricionista para que a alimentação esteja em concordância com o treino e que a pessoa não sofra consequências, como por exemplo câimbras ou alteração no funcionamento de alguns órgãos.


O que comer para ganhar massa muscular


Para ganhar massa muscular, é fundamental que se tenha uma alimentação de acordo com o objetivo, sendo normalmente indicado que se coma mais calorias do que se gasta e que a dieta seja composta por gorduras boas e proteínas, já que auxiliam no processo de recuperação das fibras musculares. É importante também que sejam consumidos carboidratos complexos, pois fornecem energia para a realização do treino e estão envolvidos na recuperação muscular após o treino. Confira um cardápio completo para o ganho de massa muscular.

É fundamental que a dieta para hipertrofia seja feita sob orientação do nutricionista, pois assim é possível que seja indicado um plano alimentar de acordo com as necessidades nutricionais da pessoa, composição corporal e objetivo a curto, médio e longo prazo.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page