Dietas restritivas funcionam?
top of page

Dietas restritivas funcionam?

Atualmente, a busca por perda de peso rápida faz com que muitas pessoas recorram a dietas restritivas para entrar em forma. A tentativa de emagrecer vários quilos em um curto de espaço de tempo, apenas passando fome, é uma das piores coisas que se pode fazer contra a própria saúde. Uma alimentação deficiente em macro e micronutrientes, voltada apenas para a quantidade de calorias ingerida, tem tudo para dar errado.


Na verdade, não existe milagre ou segredo para emagrecer. Mas é importante que as pessoas entendam, de uma vez por todas, que o nosso organismo é um sistema muito complexo. A simples matemática de ingerir menos calorias do que se gasta, pode sim proporcionar perda de massa corporal, mas apenas isso. O número que aparece na balança nem sempre reflete a realidade. Um emagrecimento saudável pressupõe a perda de gordura e a manutenção da massa magra do indivíduo, evitando, entre outras coisas, deficiências de vitaminas e sais minerais.


Uma boa forma física é conquistada apenas com exercício e correta nutrição. Isso mesmo! Simples assim. Um emagrecimento saudável e eficaz envolve uma série de fatores como qual o tipo de exercício, frequência, duração e intensidade? Como distribuir os nutrientes ao longo do dia? O que comer antes e depois do exercício? Que suplemento tomar? Como as respostas não são universais, a melhor escolha é buscar orientação profissional; adequar a dieta e os exercícios às suas necessidades, e principalmente, respeitando a individualidade biológica.


Jamais opte por dietas muito radicais e restritas, a chance de dar errado é gigante, você pode perder 10kg em pouco tempo, mas depois você vai ganhar 15kg ou mais. Procure algo sustentável a longo prazo, aí sim você vai ter resultados concretos!


📲 Agende sua consulta e aprenda a cuidar da sua saúde sem precisar fazer restrições! 🍫





3 visualizações0 comentário
bottom of page